sábado, 9 de maio de 2009

Trabalho ou emprego?


Por Boris Hermanson
Trabalho ou emprego, esta é uma questão que os profissionais, estando ou não empregados, terão que enfrentar em algum momento de suas carreiras. 

O emprego tradicional onde o profissional é contratado por uma empresa e tem o seu contrato de trabalho devidamente anotado na sua carteira de trabalho e previdência social, com todos os direitos e garantias previstos na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, tem se tornado cada dia mais raro. 

Entretanto, as empresas continuam precisando da mão-de-obra desses profissionais. Então, como conciliar estas duas realidades aparentemente contraditórias? 

A resposta a esta pergunta está no trabalho terceirizado, onde os profissionais atuam através de empresas prestadoras de serviços ou como autônomos, não existindo, nestes casos vínculo empregatício entre as partes. 

Apesar de nossa legislação trabalhista estabelecer uma série de restrições à utilização de mão-de-obra terceirizada, a realidade é que a utilização de mão-de-obra terceirizada é uma tendência no mercado de trabalho. 

Assim sendo, torna-se cada vez mais importante que os profissionais se capacitem para atuar como prestadores de serviços terceirizados, ou seja, como empresários, e não mais como empregados.

Mas onde conseguir tal capacitação? 

Uma forma de se capacitar para atuar como empresário está nos treinamentos, palestras e consultorias providas pelo Sebrae. O acompanhamento permanente dessas atividades servirá como base para a capacitação desses futuros empreendedores. 

Estar preparado para lidar com tais mudanças poderá ser a diferença entre ter uma ocupação remunerada, trabalho, ou fazer parte do quadro de profissionais desempregados. Portanto, o que realmente importa para você, ter um emprego ou ter um trabalho?


Boris Hermanson
Consultor Jurídico
Orientação Empresarial
SEBRAE/SP